ESTUDANTES REÚNEM COM VEREADORES E SECRETÁRIOS PARA PROPOR PROJETO DE CURSINHO POPULAR GRATUITO EM CAPANEMA.

#capanema 23 DE FEVEREIRO DE 2017
A Câmara Legislativa de Capanema nesta quinta-feira, 23/02/2017, foi palco de um debate público protagonizado pelo Movimento Estudantil Unificado (M.E.U), que usou a plenária para apresentar um planejamento de ações para 2017, por meio da exposição de uma CARTA ABERTA contento propostas e projetos para contribuir com a política local e o bem viver da população capanemense.

O debate contou com a presença de vereadores, da Secretária de Educação, Eliane Leal, e representante da secretária de Cultura e Turismo, professor José Raimundo Vieira, tendo como mediador o presidente da Câmara, Rubens Oliveira Anselmo (PR), que agendou a reunião como forma de aproximar as demandas e lutas da população do trabalho do poder público representado pelos legisladores e secretários presentes.

Na ocasião, os estudantes apresentaram sua principal bandeira de luta, entregando para os vereadores e a Secretária de Educação o projeto de criação de um CURSINHO POPULAR gratuito em Capanema, que objetiva propiciar, principalmente, às pessoas desfavorecidas socioeconomicamente, o acesso aos conhecimentos exigidos nos principais exames de vestibulares/ENEM/Concursos Públicos, além de utilizar estudantes universitários em formação e recém-graduados como professores e coordenadores do projeto, proporcionando a oportunidade de estágio acadêmico e experiência de trabalho.
Além do projeto de criação de um Cursinho Popular a cultura em Capanema foi um dos assuntos que mais estive em pauta, com diversas opiniões em torno da importância dos avanços na implementação de políticas culturais no município, por meio da implantação de um Sistema Municipal de Cultura, que possibilite aos produtores culturais e artistas locais mais recursos, formação e autonomia para utilizar a arte a cultura como um meio de transformação da realidade capanemense. Para tal os estudantes defenderam a realização de atividades de mapeamento, formação e capacitação de gestores culturais, profissionalizando os agentes de cultura e arte do município, como também a realização de um Fórum de Cultura e de um circuito cultural que leve arte e cultura de forma gratuita e inclusiva para as praças dos bairros da cidade e para a zona rural.

Outros assuntos relacionados ao meio ambiente e agricultura também foram discutidos, ressaltando a importância de práticas mais sustentáveis tanto na cidade como zona rural, atuando com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, aproximando os conhecimentos disponíveis na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) de Capanema, para melhorar a condição de vida dos produtores da agricultura familiar. Nesse sentido, se pensou na criação de um projeto de Permacultura que incentive a criação de hortas urbanas, nas escolas e comunidades, além de resgatar a importância das cooperativas e fortalecê-las, para que forneçam aos produtores rurais uma organização que concilie novos tecnologias e métodos de produção com os conhecimentos tradicionais.

Essa reunião foi mais uma articulação do movimento que segue durante o resto do ano com ações em benefício de Capanema, para quem deseja se manter mais informado sobre as atividades dos estudantes é só acompanhar a página do movimento no Facebook MOVIMENTO ESTUDANTIL UNIFICADO - Capanema, ou entrar em contato pelo e-mail movimentoestudantilcapanema@gmail.com ou pelo telefone (91) 98513-2674.

Fonte: Portal Capanema

Qual o seu nível de satisfação com essa página?