Ministro Helder garante recurso de R$ 7 milhões através do Programa “Água Para Todos”

#capanema 05 DE MAIO DE 2017
Doze comunidades e 1.700 famílias beneficiadas, esse será o resultado de um investimento de mais de 7 milhões de reais em abastecimento de água que a Prefeitura de Capanema, em parceria com o governo federal, fará na zona rural do Município. O recurso que será destinado é proveniente do Programa “Água Para Todos” do Ministério da Integração Nacional e foi garantido pelo Ministro da pasta, Helder Barbalho, ao Prefeito de Capanema Chico Neto, em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira dia, 04, no clube Nassau.
O evento teve a participação de Secretários e Vereadores de Capanema, do Prefeito Chico Neto, do Vice-prefeito Claudionor Moreira, do Senador Jader Barbalho, da Deputada Federal Elcione Barbalho, da Deputada Federal Simone Morgado, do Deputado Federal Lúcio Vale, Deputado Eduardo Costa e vários outros deputados, além de Prefeitos e Vereadores de Capanema e de municípios como Bragança, Magalhães Barata e Peixe-Boi.

O recurso alcançará os Distritos de Mirasselvas e Tauari e as comunidades adjacentes como Igarapeapara, Malacacheta, Menino Jesus, São Leandro, Segredinho, Tamatateua, Vila Vinte, Vila Nova, Vila Nova Assis e Vila Sorriso. Nas referidas comunidades serão implantados sistemas coletivos para a captação, tratamento e distribuição de água, garantindo a centenas de moradores a realização de um sonho: água potável em suas residências.
Durante a cerimônia, o Termo de Compromisso do Programa Água Para Todos foi assinado entre o Ministério da Integração Nacional e a Prefeitura de Capanema. As autoridades presentes destacaram a importância do investimento para o município. “A sua capacidade de trabalho independentemente de bandeiras partidárias é muito admirável. E quem ganha com isso é o povo do Pará, que está sendo contemplado pela sua atenção”, ressaltou o Senador Jader Barbalho.

O prefeito Chico Neto destacou que o investimento será de extrema importância para os produtores rurais que terão mais estrutura para a realização de suas atividades. “E o que é mais interessante, são condições para o povo da área rural, nossos pequenos agricultores que dependem de cacimbas para ter acesso a água”.
PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS

O programa “Água para todos” foi instituído pelo Decreto nº 7.535, de 26 de julho de 2011, com o objetivo de universalizar o acesso e o uso da água em comunidades rurais e em situação de extrema pobreza, tanto para o consumo humano quanto para a produção agrícola e alimentar. O programa já beneficiou quase 6 milhões de pessoas diretamente no País e, somente no Pará, os investimentos somam R$ 41,5 milhões, beneficiando assim mais de 136 mil pessoas.

Desde 2012, mais de R$ 2,7 bilhões do Ministério da Integração foram disponibilizados para a instalação de diversos tipos de tecnologias que captam e armazenam água.

Fonte: SECOM Capanema com informações do Governo Federal